ucoimbra_papers.fw

Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas. Mudanças na Educação e Lei de Bases – Call for Papers

Refletir sobre a atualidade da educação que presenciamos é o grande propósito deste Congresso Internacional.

A ideia é olharmos para as consequências de grandes reformas que aconteceram nos séculos XX e XXI, nomeadamente nos espaços europeu e ibero-americano. A Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) português, a Lei n.º 46/86, que completa 30 anos no próximo dia 14 de outubro, serve para convocar à conveniência de uma reflexão crítica formulada a partir de conhecimento proveniente de vários domínios da educação.

Instrumento de política educativa, uma Lei de Bases do Sistema Educativo compagina um ideário, um projeto de desenvolvimento e uma visão prospetiva, relacionada com os objetivos a atingir, os resultados esperados e os seus efeitos e consequências nas sociedades. As transformações nos contextos social, político e económico ocorridas nos últimos trinta anos, como a evolução acelerada da sociedade do conhecimento e a crescente afirmação da educação e formação ao longo da vida, num contexto de globalização, com aparente perda de centralidade do Estado-nação e crescente relevo da transnacionalização da educação, por um lado, e descentralização, por outro, implicaram alterações profundas na construção das políticas educativas sobre as quais importa desenvolver pensamento crítico consistente.

Na celebração dos trinta anos da LBSE (de Portugal), o congresso pretende promover, a partir das leis de bases, uma reflexão cientificamente fundamentada e de qualidade, no quadro europeu e/ou ibero-americano, em torno de questões como a regulação transnacional das políticas educativas, as políticas educativas nacionais e a organização do sistema educativo, a escolaridade obrigatória, o currículo, as práticas educativas, o sucesso educativo, a formação de professores, a educação de jovens e adultos, a educação e formação ao longo da vida, a inclusão e a equidade, a história da educação, o património e a cultura educacional. Neste sentido, o Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases constitui-se como uma oportunidade para reunir investigadores de variada proveniência e formação de modo a socializar-se conhecimento que certamente ampliará a qualidade do debate educacional.

Cientes que o diálogo aberto e esclarecido e o conhecimento assente em estudo sistemático e rigoroso sobre a educação se devem articular para produzir pensamento que faça frente às opiniões de circunstância e a políticas de momento ao sabor de interesses particulares, entendemos que devíamos promover este fórum na esperança de que a diversidade e a qualidade dos intervenientes potenciem o trabalho dos investigadores que vêm trabalhando no campo da educação.

EIXOS TEMÁTICOS:

1. Políticas Educativas e Regulação Transnacional da Educação;
2. Administração Educacional e Avaliação da Educação;
3. Educação, Equidade, Inclusão e Cidadania;
4. Educação ao Longo da Vida e Formação de Adultos;
5. Descentralização da Educação, Municípios e Intervenção Local;
6. Currículo, Práticas Educativas e Formação de Professores;
7. História da Educação, Património e Cultura Educacional.

14 e 15 de OUTUBRO de 2016

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Universidade de Coimbra

Site do evento:

http://grupoedeuc.wix.com/educacaoeleidebases

Plataforma para submissão de trabalhos:

https://easychair.org/conferences/?conf=citicde2016

Página do Facebook:

https://www.facebook.com/dinamicaseducativas.grupoede/

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*