Refletir sobre a atualidade da educação que presenciamos é o grande propósito deste Congresso Internacional.
A ideia é olharmos para as consequências de grandes reformas que aconteceram nos séculos XX e XXI, nomeadamente nos espaços europeu e ibero-americano. A Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) português, a Lei n.º 46/86, que completa 30 anos no próximo dia 14 de outubro, serve para convocar à conveniência de uma reflexão crítica formulada a partir de conhecimento proveniente de vários domínios da educação.
Instrumento de política educativa, uma Lei de Bases do Sistema Educativo compagina um ideário, um projeto de desenvolvimento e uma visão prospetiva, relacionada com os objetivos a atingir, os resultados esperados e os seus efeitos e consequências nas sociedades. As transformações nos contextos social, político e económico ocorridas nos últimos trinta anos, como a evolução acelerada da sociedade do conhecimento e a crescente afirmação da educação e formação ao longo da vida, num contexto de globalização, com aparente perda de centralidade do Estado-nação e crescente relevo da transnacionalização da educação, por um lado, e descentralização, por outro, implicaram alterações profundas na construção das políticas educativas sobre as quais importa desenvolver pensamento crítico consistente.
Na celebração dos trinta anos da LBSE (de Portugal), o congresso pretende promover, a partir das leis de bases, uma reflexão cientificamente fundamentada e de qualidade, no quadro europeu e/ou ibero-americano, em torno de questões como a regulação transnacional das políticas educativas, as políticas educativas nacionais e a organização do sistema educativo, a escolaridade obrigatória, o currículo, as práticas educativas, o sucesso educativo, a formação de professores, a educação de jovens e adultos, a educação e formação ao longo da vida, a inclusão e a equidade, a história da educação, o património e a cultura educacional. Neste sentido, o Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases constitui-se como uma oportunidade para reunir investigadores de variada proveniência e formação de modo a socializar-se conhecimento que certamente ampliará a qualidade do debate educacional.
Cientes que o diálogo aberto e esclarecido e o conhecimento assente em estudo sistemático e rigoroso sobre a educação se devem articular para produzir pensamento que faça frente às opiniões de circunstância e a políticas de momento ao sabor de interesses particulares, entendemos que devíamos promover este fórum na esperança de que a diversidade e a qualidade dos intervenientes potenciem o trabalho dos investigadores que vêm trabalhando no campo da educação.
1. Políticas Educativas e Regulação Transnacional da Educação; 2. Administração Educacional e Avaliação da Educação; 3. Educação, Equidade, Inclusão e Cidadania; 4. Educação ao Longo da Vida e Formação de Adultos; 5. Descentralização da Educação, Municípios e Intervenção Local; 6. Currículo, Práticas Educativas e Formação de Professores; 7. História da Educação, Património e Cultura Educacional.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Universidade de Coimbra
Site do evento:
http://grupoedeuc.wix.com/educacaoeleidebases
Plataforma para submissão de trabalhos:
https://easychair.org/conferences/?conf=citicde2016
Página do Facebook:
https://www.facebook.com/dinamicaseducativas.grupoede/
Nome *
Email *
Website